quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Primeiro balanço da balança (com o perdão do trocadilho)

Antes de escrever sobre meus problemas de peso e a decisão de fazer a dieta, eu pensei muito. Escrevi e deixei ele ali, pensando se publicava ou não. Também pensei em publicar, mas não colocar no face, deixar  bem mais escondido e, consequentemente, me expor menos. Por fim, decidi que não dava pra viver a meio pau. Ou ficava na minha ou escancarava o problema. Vocês já sabem qual foi a decisão.

O post bombou. Teve 159 visitantes únicos, mais do que o dobro do segundo colocado em audiência. Conclusão lógica: o assunto tem muito mais apelo entre as pessoas do que os problemas da Crackolândia, que era o tema original deste blog.

Recebi inúmeras mensagens e e-mails, de apoio, de dicas, sugestões. Aproveitei algumas, outras não. Mas fiquei imensamente feliz e um pouco surpresa de ver o quanto as pessoas querem o bem das outras. Foi legal demais.

E teve uma coisa engraçada. Eu percebi que várias pessoas vinham falar comigo supostamente pra me dar uma dica, mas queriam mesmo era desabafar. Começava me dando uma sugestão e logo estava contando toda a sua vida, batalha contra a balança, idas e vindas com o peso etc. Cheguei à conclusão de que as pessoas queriam tirar esse peso das costas (com ou sem trocadilho, tanto faz), porque a questão do peso me parece ser um tabu ainda maior do que, sei lá, sexo grupal.

Bom, nestes últimos dias aprendi ou reaprendi várias coisas. Primeiro tive que lembrar que dieta exige mais do que qualquer coisa planejamento. Você tem que ir ao mercado, tem que ir ao sacolão, tem que abastecer a casa de coisas saudáveis, tem que levar o lanchinho saudável pro trabalho. Não parece muito difícil, né? Mas, para quem viveu os últimos 10 anos ao sabor das ondas, exige um grau de atenção que não é brincadeira.

E como foram esses dias? O primeiro dia foi um fracasso retumbante. Eu havia me estipulado um máximo de 1500 calorias diárias. Chegou ao final do dia, eu havia ingerido umas 1800 calorias. E estava com fome. Tentei dormir cedo para esquecer, mas não consegui. Fiquei 4 horas na cama e não consegui dormir. Aí levantei e comi umas coisas, inclusive um bombom. Aí me senti uma idiota e chorei. Pelo menos consegui dormir.

No dia seguinte eu me liguei que não ia rolar viver daquele jeito e resolvi encarar o tal planejamento. Abasteci a casa e comecei a me programar. Mas logo percebi que 1500 calorias era uma meta muito ambiciosa para quem estava acostumado a comer muito mais. Segundo o meu super aplicativo de contar calorias, pelo meu peso, com 1900 calorias diárias eu já emagreceria gradualmente. Então entrei nessa: não ultrapassar 1900 calorias e tentar me aproximar das 1500 calorias. O segundo dia foi bem.

O terceiro dia também estava indo maravilhosamente bem, até eu me perder justo na quadra da Rosas de Ouro e um copo de 700 ml de vodka com energético se jogar em cima de mim. E, como eu não sou mulher de fugir da briga, rebati a vodka com algumas latinhas de cerveja. Resultado: 2455 calorias, o dia mais fracassado.

E o pior do álcool é que ele estraga aquele dia de dieta e o dia seguinte, porque eu sinto uma fome louca no dia seguinte. Mas, como eu estou muito determinada a fazer isso dar certo, fui ao parque, caminhei e ingeri só 1650 calorias. Mesmo assim, o ritmo de emagrecimento, que vinha se mantendo a cada dia, ficou 2 dias estagnado. Holy shit!

O domingo foi o dia mais desafiador. Churrascão na casa de amigo, um monte de comidas gostosas e a cerveja rolando solta. Segurei o tchan de forma irracional e fiquei dentro da dieta. Ufa. De lá pra cá foi tranquilo. Hoje teve aniversário de uma colega num rodízio árabe e descobri que comida árabe é absurdamente calórica. O almoço me custou a bagatela de 976 calorias. E eu juro por deus que comi pouco. O resultado é que sobrou pouca caloria pro resto do dia. Hoje é uma daquelas noites em que eu vou dormir com um copo de água no estômago.

De qualquer forma mandei pro espaço 1,5 kg nesta semana. E me sinto infinitamente melhor e mais bem disposta. Pode ser apenas porque eu estou sugestionada. Não importa. Se você se sente mal, tem que procurar as causas. Mas, se você se sente bem, pode apenas aproveitar o momento.

Amanhã vou ter minha primeira consulta com a nutricionista. Espero que ajude um pouco mais. E, como eu continuo preguiçosa, arrumei uma nutricionista que atende em domicílio. Minha meta para os próximos 7 dias é conseguir me manter dentro das 1500 calorias e não tocar o foda-se em nenhum dia. Depois estabeleço outra meta, tipo acrescentar exercícios. Um passo de cada vez. Bem AA mesmo.

2 comentários:

  1. Chama Contador de calorias. Tem outros parecidos também. É ótimo, vc vai colocando ali td o que come e ele te dá as calorias, gorduras, carboidratos e proteínas. Calcula a % que ainda falta para vc atingir sua meta de calorias no dia. Tem um leitor de código de barras também que vc pode colocar na frente do código de barras do alimento que ele já te dá as calorias certinho daquilo que vc tá comendo. É legal pq vc pode se programar antes de comer tb. Tipo ontem, no buffet árabe. Se eu tivesse usado antes de ingerir aquelas coisas, teria feito outras escolhas.

    ResponderExcluir