sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

A decisão

Me mudei para a rua Augusta em 2004. O que antigamente era chamado de baixo Augusta. O meu prédio ficava a duas quadras e meia da av. Paulista. Naquele momento, quando me mudei, o único ponto de concentração de pessoas na Augusta era a lanchonete BH. O clímax do lugar foi quando vimos a Elke Maravilha ali, até mesmo antes de me mudar para lá. Veja bem...

Me lembro, quando me mudei, que um apartamento no meu prédio, 80 m2, sem garagem, era vendido R$ 80 mil. Naquela época, uma prostituta da região se oferecia para um cliente potencial por R$ 50, "dinheiro ou cartão", facilitando o pagamento. Pensei em parar para perguntar se podia parcelar.

Pois bem. A rua foi mudando, outras baladinhas foram surgindo e o baixo Augusta foi se movendo cada vez mais para baixo. Engravidei e me mudei dali em 2007. Voltei em 2009, apenas por um breve momento, enquanto ajeitava o apartamento que eu havia comprado, num prédio decadente em uma região ainda mais decadente

Mas vamos deixar o novo apartamento de lado por uns momentos. O fato é que, quando voltei para a Augusta, apenas dois anos depois de tê-la deixado, o cenário era muito diferente daquele que eu havia encontrado quando me mudei para lá pela primeira vez. A rua já estava tomada por restaurantes, bares e baladinhas retrôs/moderninhas e todo o aspecto de prostituição e decadência haviam desaparecido. Até os prostíbulos tinham um rótulo mais cool.

Quando deixei o prédio pela segunda vez, em fevereiro de 2010, o mesmo apartamento que em 2005 era negociado por R$ 80 mil estava sendo vendido por R$ 250 mil.

Diante da impossibilidade de comprar um imóvel desse valor, me deparei com três possibilidades: i) comprar uma quitinete por ali, e me espremer com a familinha num espaço exíguo, ii) encarar a periferia e as muitas horas de trânsito para me deslocar ou... iii) comprar alguma coisa no centrão, apostando que, em algum momento, ele passará por um processo de revitalização semelhante ao da Augusta. Pelo título do blog e deste post, dá para adivinhar qual foi a escolha?

2 comentários:

  1. A valorização está a caminho: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/847823-projeto-preve-demolir-30-da-cracolandia-no-centro-de-sao-paulo.shtml

    Sobre a Augusta, 80 metros quadrados é um sonho hoje em dia. Quanta coisa cabia naquela nossa sala...

    ResponderExcluir
  2. Saindo do Vegas em 2005, fiz uma escova por 10 reais de madrugada num cabeleireiro do dito baixo augusta frequentado basicamente por prostitutas e travestis que davam um retoque no look às 3h da manhã. Saudades.

    ResponderExcluir